Sunday 8 September 2013

767. Bolsa de Investigação (ITQB-UNL)


Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica
ANÚNCIO de BOLSA Laboratório de Proteómica – Ref. PROT/03/13

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação(f/m) no âmbito de um projecto de investigação financiado por uma Empresa Farmacêutica

Área Científica: Bioquímica Requisitos de admissão: • Licenciatura, Mestrado ou Mestrado Integrado em Biologia, Bioquímica, Química Aplicada ou área afim, com média igual ou superior a 15 valores. • Experiência pós-graduação em técnicas de Biologia Molecular, expressão heteróloga de proteínas em E. coli e sua purificação por cromatografia, análise de proteínas recombinantes por SDS-PAGE e Western-blot • Excelentes conhecimentos de língua inglesa falada e escrita. • Forte sentido de responsabilidade e dinâmica profissional. • Atitude pro-activa e capacidade de trabalho em grupo.

Condições de preferência: Experiência pós-graduação em: - produção de proteínas recombinantes em células de insecto (infecção por baculovírus): clonagem de genes, transformação e expressão. - Estudos de estabilidade por Themorfluor e análise por dispersão dinâmica da luz (DLS) de proteínas em solução. - Aplicação de proteólise limitada para definição de novos constructs de enzimas. - Preparação de microplacas para ensaios de cristalização. - Criopreservação de cristais de proteína para recolha de dados de difracção em sincrotrão.

Plano de trabalhos: 1- Proteólise limitada para definição de novos e mais estáveis constructs de enzimas-alvo, complementada com análise por espectrometria de massa e sequenciação pelo método de Edman. 2- Ensaios de termo-estabilidade para escolha de constructs de enzimas e optimização da composição de tampões para guardar proteínas purificadas. 3- Expressão, purificação e cristalização de proteínas de interesse farmacológico. 4- Estudos de complexos proteína:inibidores por cristalografia e outras técnicas de bioquímica. 5- Outros trabalhos de bioquímica especificamente requisitados pela Entidade Financiadora. Na medida das disponibilidades de tempo, e sem prejuízo destas actividades, o(a) bolseiro(a) irá colaborar em projectos académicos em curso no Laboratório de Proteómica do iBET.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2010 e Regulamento de Bolsas do IBET

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Proteómica do IBET, sob a orientação científica do Doutor Pedro Matias.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de seis meses com início previsto em 1 de Novembro de 2013. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa será pago por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção: Após avaliação curricular tendo em conta a adequação dos candidatos ao perfil pretendido, os melhores candidatos serão seleccionados para uma entrevista com vista à sua classificação final. Nessa classificação serão consideradas a avaliação curricular e a entrevista, com a valoração de 70% e 30%, respectivamente. O Laboratório de Proteómica reserva-se o direito de não seleccionar nenhuma das candidaturas apresentadas caso os resultados da avaliação não sejam satisfatórios tendo em conta os requisitos de admissão pretendidos.
Composição do Júri de Selecção: Dr. Pedro Matias (Presidente do Júri); Dr. Tiago Bandeiras e Dr.ª Ana Barbas (Vogais efectivos); Dr.ª Célia Romão e Dr.ª Isabel Bento (Vogais Suplentes).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 de Setembro a 4 de Outubro de 2013.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente e com indicação da Ref. abaixo indicada, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, e indicação dos nomes e contactos de pelo menos dois investigadores ou docentes universitários doutorados que possam prestar referências àcerca do(a) candidato(a).

As candidaturas deverão ser entregues, pessoalmente, durante o período das 9h às 17h na morada a seguir indicada, ou remetidas por correio ou por e-mail para: IBET REF. PROT/03/13 Av. República, Qta. do Marquês Apartado 12 2781-901 Oeiras Portugal e-mail: matias@itqb.unl.pt

No comments:

Post a Comment