A USAID procura um(a) Especialista em Gestão de
Projectos (Especialista na Educação da Rapariga), para o Sector de
Educação, para Maputo.
Funções
- Reportando ao Chefe do Sector de Educação da USAID, terá um papel
importante na implementação do novo Programa de Educação Básica para a
expansão das oportunidades de educação e formação de qualidade,
especialmente para mulheres e raparigas
- Irá apoiar a administração das iniciativas educacionais da
USAID/Moçambique e um portfólio crescente que foi aprovado para os 3
países piloto na área da educação
- Irá apoiar na avaliação dos recursos necessários para ajudar os
serviços a alcançar os objectivos da Missão nesta área, bem como na
organização de toda a programação crítico-estratégica para o Sector de
Educação
- Irá expandir contactos e liderar os esforços de colaboração com os
parceiros bilaterais e multilaterais no Sector de Educação, organizações
da sociedade civil e parceiros do sector privado
- A responsabilidade primária será dar assistência ao desenvolvimento,
à implementação e à monitoria do Programa de Educação Básica, que apoia
os esforços do Governo de Moçambique (GdM) no fornecimento de serviços
de educação equitativos e de qualidade para mulheres e raparigas, unir e
concentrar a participação da sociedade civil e do sector privado nos
esforços para melhorar a qualidade da escola e promover a protecção da
criança e ambientes de aprendizagem seguros e saudáveis, especialmente
para as raparigas
- Será responsável pela coordenação com o Sector de Saúde Integrada da
USAID/Moçambique, especialmente com o Assessor de Género da Missão e o
Especialista em Gestão do Programa de Crianças Orfãs e Vulneráveis
- Será responsável por coordenar com a Direcção de Programas Especiais
do Ministério de Educação (MINED), para desenhar e implementar
programas com informações rigorosas sobre género, populações vulneráveis
e HIV/SIDA direccionados a raparigas, rapazes e funcionários em escolas
primárias e secundárias moçambicanas
- Espera-se que participe no grupo de interesse do doador e em
reuniões de grupos de trabalho em assuntos transversais tais como
género, HIV/SIDA e crianças vulneráveis
Requisitos
- Exige-se grau universitário, de preferência numa das grandes áreas
da educação, como Planificação, Política, Monitoria e Avaliação,
Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular
- Pelo menos 5 anos de experiência na revisão e aprovação de planos de
trabalho de projectos, orçamento, despesas e resultados, bem como
experiência comprovada na abordagem de questões de implementação de
projectos/programas e ligação com o GdM, assessores técnicos, parceiros
de implementação locais e internacionais e sociedade civil, de
preferência ao nível da escola comunitária local
- Conhecimento e experiência em programação bilateral e multilateral
no Sector da Educação em Moçambique e na gestão de actividades de
comparável complexidade e diversidade, incluindo integração de
resultados de áreas transversais tais como a redução das disparidades de
género, acesso e uso de tecnologia, de descentralização e de trabalho à
escala nacional, para mitigação das disparidades geográficas existentes
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa, fala, escrita e leitura
- Conhecimento abrangente de todas as facetas do Sector da Educação
Básica, especialmente no que se refere aos desafios e oportunidades na
educação das raparigas em Moçambique
- Requere-se que tenha bom conhecimento da história, cultura e
desenvolvimento sócio-económico de Moçambique, bem como do papel e do
potencial da educação como elemento fundamental do desenvolvimento
- Exige-se compreensão das regras e regulamentos sobre todas as
questões relacionadas com a execução do projecto e programa de apoio, em
termos de estrutura de ensino e programação em Moçambique; compreensão
das normas de género, crenças, práticas e leis que dizem respeito ao
acesso à educação para raparigas e outras populações vulneráveis em
Moçambique
- Requere-se familiaridade com sistemas de organização e gestão, com
os papéis e as relações no Sector da Educação em Moçambique, desde o
nível nacional ao nível da escola/comunidade; familiaridade com as
normas internacionais de monitoria e avaliação, incluindo as da Educação
para Todos, Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, Fast Track
Initiative e da USAID/Governo dos Estados Unidos
- Deverá demonstrar capacidade de produzir documentos analíticos de
gestão de projectos de qualidade profissional; de fazer apresentações
orais de forma lógica e persuasiva a funcionários séniores do GdM, a
outros parceiros bilaterais e multilaterais, ONGs e a outros oficiais do
Governo dos Estados Unidos
- Exige-se excelente capacidade de comunicação e relacionamento
interpessoal; capacidade de interagir eficazmente com uma diversidade de
parceiros internos e externos
- Competência para trabalhar eficazmente num ambiente de equipa
multidisciplinar e multicultural, habilidades de liderança para promover
parcerias responsáveis entre o MINED e os seus parceiros, os parceiros
de implementação da USAID e outras agências do Governo dos Estados
Unidos que trabalham no Sector da Educação
- Deverá estar disposto(a) a viajar para zonas remotas e desafiantes
de Moçambique, de modo a se comunicar com parceiros locais e monitorar
actividades do projecto; deverá ter conhecimentos eficazes de
informática, particularmente em aplicações de MS Office
Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
maphrrecruitment@state.gov
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