Tuesday, 18 February 2014

A propósito do RAD e de concursos para PC!


Como todos têm conhecimento é com base na informação inserida pelo docente, e 'validada ' por quem de direito, no Repositório do IPB que se obtém a classificação à componente técnico cientifica do pessoal docente no RAD; informação certamente introduzida pelos docentes (candidatos) e contabilizada da mesma forma em concursos.
A questão que se coloca é o procedimento de validação (verificação criteriosa) da informação inserida pelo docente. Este procedimento é ou já foi auditado (certificado) interna e/ou externamente?


Aqui vão 2 exemplos (e não foi preciso perder mais de 5 minutos):

Docente A (escola A)
Publicação na área xxx (nacional), com 26 páginas
15 páginas (6 seções típicas de um artigo, de introdução a conclusões) + 9 páginas de anexos + capa

De acordo com a informação que consta no Repositório o documento está classificado como Capítulos de livros (10 pontos RAD, e em concurso para docentes).
Não se vislumbra no documento qualquer organização em capítulos, nem outro conteúdo que não seja o referido.
Este documento 'poderia' ter sido classificado noutra categoria, Publicação Científica Nacional (não indexada ao ISI) - 2 pontos; no meu simples entendimento o correto.
Num simples documento podemos ter 8 pontos em jogo!

Docente B (escola B)
Publicação na área YYY (nacional), 3 páginas (incluindo página de identificação autores e afiliação)
Repositório: IC-Artigos em Proceedings Não Indexados ao ISI (4 pontos RAD)
Na página do congresso fala da publicação somente de resumos, e com duas páginas que mais poderia ser… (logo segundo o RAD seria 'Publicação em livro de resumos' 1 ponto).
Mais um diferencial de 3 pts.


É urgente implementar uma metodologia validada para o efeito que
elimine todas as ineficiências, incorreções e inexatidões que atualmente são permitidas e depois 'simplesmente validadas'.




Conclusão: é imperioso sanar estas discrepâncias, que alteram classificações e 'mexem' com a vida de pessoas.

No comments:

Post a Comment