Wednesday, 9 October 2013

939. Bioinformático – Projecto Genosuber - Sequenciação do Genoma do Sobreiro

Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD) no âmbito do Projecto Genosuber - Sequenciação do Genoma do Sobreiro (www.genosuber.com), referência ALENT-07-0224-FEDER-001754 financiado pelo InAlentejo. O projecto envolve várias instituições de investigação nacionais e parceiros privados. Os objectivos do projecto sao sequenciar e anotar o genoma do sobreiro, utilizando tecnologias de sequenciação de ultima geração.

Área científica
Ciências Biológicas, Genética, Bioinformática

Perfil do candidato
O candidato deverá possuir experiência prévia no processamento e análise de dados obtidos com tecnologias de sequenciação de última geração, que permitam o seu contributo para a sequenciação e anotação do genoma do sobreiro. Deverá tambem ser proficiente em linguagens de programação, como Perl e/ou Python, e possuir experiência relevante na utilizacao de ferramentas e software para a análise, assemblagem e anotacao de genomas e/ou transcriptomas. O candidato fará parte de uma equipa mutildisciplinar e trabalhará juntamente com os cientistas, biólogos e outros elementos da equipa.

Responsabilidades

•    Processamento e análise de dados de sequenciação obtidos com tecnologia de ultima geração, utilizando ferramentas próprias e/ou software disponíveis publicamente
•    Aplicação de ferramentas computacionais para a assemblagem e anotação do genoma do sobreiro
•    Participar no planeamento e/ou execução das experiências necessárias para atingir os objectivos do projecto
•    Manter e documentar as estratégias analíticas utilizadas
•    Desempenhar um papel activo no desenvolvimento e manutenção da infraestrutura relacionada com a componente bioinformática
•    Manter conhecimento actualizado sobre os mais recentes desenvolvimentos em bioinformática, contribuindo sempre que necessário para a melhoria das capacidades computacionais e analíticas do projecto

Requisitos de admissão
•    Doutoramento em bioinformática, genética, biologia computacional ou área semelhante
•    Pelo menos 1 ano de exeriência em bioinformática
•    Experiência prévia na análise de dados de sequenciação obtidos com tecnologia de última geração
•    Conhecimento de procedimentos para assemblagem e anotação de genomas
•    Capacidade de programar em Perl e/ou Python, assim como experiência em programação UNIX/LINUX
•    Habilidade para resolver problemas e desafios de forma prática
•    Capacidade de transmitir informação de uma forma clara e precisa
•    Excelentes características interpessoais e espírito de equipa

Local de trabalho
O trabalho será desenvolvido no CEBAL (Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo) em Beja, sob a orientação científica do Doutor Marcos Ramos (INIAV) e da Doutora Sónia Gonçalves (CEBAL).

Duracao
A bolsa terá a duração de 24 meses, com a possibilidade de ser alargada para 6 meses adicionais, dependendo da disponibilidade de financiamento. A bolsa será exercida em regime de exclusividade, conforme regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.

Valor do subsídio de manutenção mensal
O montante da bolsa (€ 1450) corresponde aos valores estipulados conforme a tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A periodicidade de pagamento da bolsa é mensal e através de depósito bancário, cheque ou outra modalidade equivalente. O montante poderá ser majorado até € 2000, para candidatos com currículo excepcional.

Legislação e regulamentação aplicável
Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2012.

Critérios de selecção
Os criterios de selecção incluirão:
•    Experiência em bioinformática (50%)
•    Experiência prévia na assemblagem e anotação de genomas (30%)
•    Registo de publicações científicas (20%)

Composição do júri de selecção
Doutora Sónia Gonçalves (CEBAL), enquanto presidente, Doutor Marcos Ramos (INIAV) e Doutora Margarida Oliveira (ITQB), enquanto vogais efectivos, e Doutor Jose Matos (INIAV), enquanto suplente.

Forma de publicitação/notificação dos resultados
Os resultados finais da avaliação serão transmitidos a todos os candidatos por e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail, para: marcos.ramos@iniav.pt, e incluir CV, carta de motivação, cópias de certificados de habilitações e contactos de duas referências.
O prazo para submissão de candidaturas encerra no dia 31 de Outubro de 2013.
A data de inicio prevista é 2 de Dezembro de 2013.
Esclarecimentos e informação adicionais podem ser obtidos contactando o Doutor Marcos Ramos (marcos.ramos@iniav.pt) ou a Doutora Sónia Gonçalves (sonia.goncalves@cebal.pt).

No comments:

Post a Comment